Desfile causa polêmica no SPFW

Modelo aparece com "cabelo bombril". foto: agência Reuters

Modelo aparece com “cabelo bombril”. foto: agência Reuters

Para fazer reverência ao futebol de várzea das décadas de 1930, 40 e 50, o estilista Ronaldo Fraga trouxe para os palcos do SPFW Verão 2013/14, modelos com pedaços de palha de aço grudados na cabeça (!!!!). O estilo causou polêmica, manifestada principalmente através das redes sociais. A revista Marie Claire saiu em defesa de Ronaldo e o site Afrokut rebateu: “Por exemplo, eu não sei se é do conhecimento das autoras da MC, mas um dos insultos racistas mais utilizados contra mulheres afrodescendentes no Brasil é a comparação de nossos cabelos com palha de aço. Constantemente somos ofendidas com os termos “cabelo de bombril”, e alguns chegam a afirmar que irão colocar fogo no nosso cabelo para que esse faça “estrelas” como o produto”.
Segundo Ronaldo, que é filho de um ex-jogador, tudo não passou de uma mal entendido. Segundo o maquiador Marcos Costa, coautor do “projeto”, “A ideia para o look do desfile era ressaltar a beleza de cabelos que podem ser moldados como esculturas, não importando o fato de serem crespos. Depois de testarmos alguns materiais, Ronaldo sugeriu a palha de aço. Foi também uma forma de subverter um preconceito enraizado na cultura brasileira. Por que o negro tem de alisar seus fios?”(Acho que o mundinho da moda não sabe disso, pois há dácadas prega valores estéticos caucasianos..).
Bem, é no mínimo estranha essa forma de incentivar a construção da auto-estima negra, não? Lembra quando nos anos 70/80,  a mulherada fazia permanente nos lisos pra ficar com o cabelo black power? Em nenhum momento elas queriam um cabelo de bombril! Por mais crespo que o cabelo seja, ele nunca adquire essa aparência, além do que, existem inúmeras formas mais atraentes de se valorizar o visual afro. Escorregões da moda

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s